SOBRE RUI BARROSO

Rui Barroso já era professor de danças de Salão quando começou a dançar Tango em 1998, na cidade do Porto, com os professores Guillermo Ruiz & Elina Ruiz, bailarinos argentinos oriundos da cidade de Rosário.

Mais tarde tornou-se aluno de Juan Capriotti & Graciana Romeo acabando por integrar a equipa de professores da sua Escola de Tango Argentino em Lisboa.

É então que conhece Inês Gomes, licenciada em dança pela Escola Superior de Dança e aluna de Tango de Juan & Graciana desde 2005.

Rui & Inês começam a trabalhar juntos profissionalmente e viajam pela primeira vez a Itália em 2008, ao Festival Internacional de Tango de Mantova, para conhecerem e aprenderem com Mariano “Chicho” Frumboli & Juana Sepulveda. Desde esse primeiro momento que se tornaram seus alunos dedicados, reservando hoje ainda, para “Chicho” & Juana, o “título” de “seus Maestros de Tango”.

Outros pares de reconhecido mérito contribuíram, no entanto, para o seu crescimento como milongueros, bailarinos e professores de Tango Argentino. Entre eles e com merecido destaque, os seus amigos Alejandro Larenas & Marisol Morales que lhes abriram as portas para um conhecimento mais profundo da própria cultura argentina, do modus vivendi porteño e da essência de ser milonguero.

Gustavo Naveira & Giselle Anne, Adrian Veredice & Alejandra Hobert, Dana Frigoli, Gastón Torelli & Moira Castellano, Sebastian Arce & Mariana Montes, Sebastián Achaval & Roxana Suarez, Alejandra Mantiñan e muitos, muitos mais, são nomes com uma influência inequívoca no percurso de Rui & Inês.

Em Agosto de 2019, Rui e Inês separam-se enquanto par profissional para que cada um possa seguir o seu próprio caminho. E é assim que surge este novo projecto que Rui Barroso baptizou de TANGO Y NADA MÁS, qual Fénix que renasce das cinzas.

Desde o primeiro momento que Rui Barroso tem trabalhado arduamente para crescer e singrar no mundo do Tango. Tendo aberto escola em Coimbra em 1997 e em Lisboa em 2010. Junto com Inês Gomes, Rui Barroso conquistou reconhecimento Internacional em 2011 e desde então que tem viajado em trabalho por todo o mundo, contratado quer enquanto professor quer enquanto bailarino de Tango Argentino.

Rui Barroso conta hoje com contratações regulares em vários pontos da Europa (Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Grécia, Rússia, Letónia, Estónia, Turquia, etc.) tendo participado ainda enquanto professor e bailarino em Festivais e Seminários na Argentina (Buenos Aires e Rosário) e na China (Kunming).

Janeiro de 2020 é um ponto de viragem no percurso profissional e artístico de Rui Barroso tendo iniciado um novo projecto de par com Joana Ramírez, bailarina com vasta experiência profissional, tendo vivido 8 anos em Buenos Aires onde se dedicou profissionalmente ao Tango Argentino. Os astros alinharam-se e é com grande entusiasmo e expectativa que Rui Barroso abraça este novo projecto de Tango!

 

 

PERCURSO INTERNACIONAL DE RUI BARROSO...

SABER MAIS SOBRE JOANA RAMÍREZ...

Tango… Para vos soy un hermano. Voy a hablarte mano a mano porque sé de tu guapear. Cuando escucho tu lamento que es pasión y sentimiento. Siento que se me abre el alma y en mi vida está prendido.

"Alma de Tango" - letra de Leopoldo Federico, Carlos Jonsson, Orlando Perri

​SEGUE-NOS

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

"TANGO y nada más" - Casa de Tango em Lisboa